09 dezembro 2014

Projeto Arca Realiza Primeira Noite Afro Cultural

Neste último domingo 07/12 o Projeto Arca juntamente com o grupo Frente Negra Altaneirense realizou a 1ª noite Afro Cultural no calçadão municipal, no centro de Altaneira.


Daniele Amorim.
O evento iniciou por volta das 19h00min, com a abertura dos integrantes do projeto Arca Givanildo Gonçalves e José Nicolau. Onde Givanildo relatou um pouco sobre os aspectos da conjuntura religiosa africana, muitas delas carregadas de estereótipos negativos construídos e reconstruídos por aqueles que desconhecem a história cultural dos africanos e Nicolau frisou sobre a importância de estar trazendo ao debate em praça pública as histórias de um povo guerreiro que contribuíram e vem contribuindo de forma decisiva para a formação do Brasil.

Givanildo Gonçalves e Jose Nicolau.
Na sequencia de manifestações da noite Afro Cultural o projeto despertar da Fundação Arca apresentou o berimbau e em seguida o Grupo de capoeira Cultuarte, vale ressaltar que a capoeira tornou-se recentemente patrimônio histórico imaterial da Humanidade.
O Grupo de Capoeira Cultuarte.

A literatura negra também foi apresentando na noite por uma criança que faz parte do projeto Arca Antonio Alexandre, que com o sentimento de pertencimento recitou uma poesia de Jorge Posada.
Antonio Alexandre.


A música foi apresentada pelo projeto Despertar que tem a coordenção de Cicero Herlandio com o grupo Anjos da musica, juntamente com a interpretação da musica “pérola Negra” pelas crianças do projeto Arca, e sem deixar as raízes as crianças apresentaram a dança do coco. o grupo de pífano do projeto Arca composto por crianças também se apresentaram na coordenação de Charles Amorim.
Crianças apresentando a Dança do coco.
Crianças interpretando a musica Pérola Negra.
 
Charles Amorim.
A noite cultural finalizou com o desfile da Beleza Negra Altaneirense e um bingo Beneficente.A Apresentação da noite cultural foi por Daniele Amorim integrante do projeto melodia. A cobertura fotográfica foi realizada por João Alves.
Participantes do Desfile.