Projetos

BIBLIOTECA ARCA DA LEITURA

A biblioteca “Arca da Leitura” nunca esteve tão ativa. Talvez a única biblioteca viva e dinâmica do município. Recebe visita de crianças e adolescentes todos os dias e promove semanalmente projetos de incentivo à leitura, como por exemplo o projeto “Conte outra vez”. Nesta atividade, educadores e educandos contam histórias infantis clássicas, com dinâmica, ilustrações, etc., e logo em seguida as crianças são convidadas a recontar e reconstruir a mesma história colocando a sua criatividade, através de sua própria imaginação.

INCLUSÃO DIGITAL
A Inclusão digital continua com a mesma dinâmica. Incluindo, orientando, capacitando e colaborando para que o cidadão altaneirense tenha mais oportunidades diante dos grandes desafios.
Este projeto foi potencializado também pelo Ponto de Cultura, com aquisição dos computadores (que estão todos bem cuidados) e coordenação remunerada. Um espaço onde as crianças recebem atendimento gratuito.

ATIVIDADES MUSICAIS

No campo da música está uma das nossas maiores riquezas. Crianças, adolescentes e jovens começam aprendendo tocar um instrumento e cantar, porém, acabam percebendo que aprendem, juntamente com isso, muitas lições para a vida. A formação humana vem junto com a formação musical. A formação de grupos, com músicas de qualidade, hoje faz parte da dinâmica da ARCA. Quem entra hoje no espaço da instituição é recepcionado pela música. Neste campo, a aquisição dos instrumentos feita recentemente foi muito festejada por todos (coordenadores, educadores, educandos, etc..). Contudo, os que mais manifestaram esta alegria foram as crianças e adolescentes que estão diretamente envolvidas pela música na ARCA. A bateria, o teclado, os violões, a sanfona, a percussão, foram todos instrumentos de qualidade que acenderam ainda mais o ânimo dos que já tocam e dos que estão em processo inicial de aprendizagem. Instrumentos escolhidos pelos próprios educadores e “apropriados” pelas nossas crianças, adolescentes e jovens.

FORMAÇÃO DE GRUPOS MUSICAIS
O trabalho de educação musical acaba fazendo com que o criança, o adolescente e o jovem perceba que a música pode fazer parte de seu lazer e de sua vida. Com isso, começam a praticar a partir de um estilo musical. Incentivados pelos educadores, acabam formando grupos para se apresentarem em diversas ocasiões.

GRUPO FLOR DO SERTÃO
É um grupo de pessoas que frequentam o projeto e escolheram a linha do forró Pé-de-serra para cultivar o gosto pela música de qualidade, que apresenta o ritmo e a poesia nordestina. Valorizando as raízes e a identidade regional.

GRUPO DE PÍFANO

Um projeto onde as crianças e adolescentes aprendem e exercitam o ritmo e a música tradicional que já estava quase extinta em nossa região, em que apenas um grupo
de idosos conhecia e exercitavam essa arte em nosso município. Este projeto está salvando uma tradição em risco de extinção.

GRUPO VENA
Incentivando a curtirem, tocarem e cantarem músicas de qualidade, desenvolvendo o talento musical dentro de uma formação humana, este grupo, formado por jovens da ARCA, abre espaço para a aprendizagem musical através da Música Popular Brasileira.

GRUPO “MUNDO MÁGICO”
Formado por crianças, este é mais um grupo que encontra na música um espaço de fortalecimento da autoestima e que, por consequência, ajuda no processo de crescimento humano, tendo em vista o despertar da consciência crítica e da dignidade. É um grupo que ajuda a despertar também em outras crianças a musicalidade e a participação no mesmo projeto.

ARTESANATO

No mesmo universo de fortalecimento da cultura por meio de diversas manifestações da arte, o artesanato encontra sempre um lugar reservado e valorizado como forma de geração de renda e reconhecimento da potencialidade e capacidade de nossos artesãos. Dentro desse quadro podemos reafirmar: “a ARCA está mais viva do que nunca”, fortalecida e potencializada pelo Ponto de Cultura.

Nenhum comentário:

Agradecemos sua visita e seu comentário.